“Quando elaboramos um produto ou uma refeição, não estamos realizando apenas um ato mecânico, estamos cuidando de uma vida.”

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Perigos que os alimentos podem transportar

Gostaria de começar esse texto com uma frase para refletirmos sobre a importância do manipulador de alimentos:

Quando elaboramos um produto ou uma refeição, não estamos realizando apenas um ato mecânico, estamos cuidando de uma vida.”


A correria do dia-a-dia faz com que tenhamos cada vez menos tempo para sentar à mesa e ter uma refeição demorada. O ritmo da vida atual fez com que essa refeição se tornasse cada vez mais rápida, surgindo o grande mercado dos fast foods. Além da busca por refeições rápidas, há uma crescente procura por alimentos prontos, semi-elaborados ou no mínimo práticos, fazendo com que o consumo de alimentos industrializado domine grande parte das nossas refeições.

Toda essa demanda faz com que a cada dia sejamos mais dependentes de refeições ou alimentos preparados por outras pessoas, nos levando a entregar a nossa saúde, ou pior, as nossas vidas ao manipulador do alimento que estamos ingerindo.

Precisamos, portanto, estar atentos ao ambiente em que nos alimentamos e também à forma com que nós preparamos os alimentos.

Mas enfim, que perigos os alimentos podem carregar?

Bem, primeiramente temos que entender o conceito de perigo na segurança do alimento. Perigo é qualquer contaminação inaceitável de origem física, química ou biológica.

Perigos físicos são provocados por materiais que podem machucar, como prego, pedaços de plástico, vidro ou madeira, ossos, espinha de peixe, pedras e outros materiais.

Perigos químicos são provocados por desinfetantes, produtos para matar ratos, inseticidas, detergente, água sanitária e outros produtos químicos.

Perigos biológicos são provocados por microrganismos que não podemos ver a olho nu, mas que são as principais causas de contaminação nos alimentos.

Quando uma pessoa ingere um alimento com algum desses perigos pode:

Se ferir.....

....Ficar doente.....

..........Ou até morrer.


E o que são as toxinfecções, infecções ou intoxicações alimentares? São a mesma coisa?

Bem, basicamente sim. Todas vão causar uma doença no consumidor, o que muda é a origem da mesma.

Uma infecção alimentar é causada pela própria bactéria, que causará dano ao consumidor, como por exemplo a Salmonelose, causada pela Salmonella spp.

Uma intoxicação alimentar é causada pela toxina produzida pela bactéria, como por exemplo, a toxina estafilocócica produzida pelo Staphilococcus aureus. Nesse caso a bactéria em si não causa nenhum dano ao consumidor, o problema está na toxina produzida por ela que é dificilmente eliminada pelo calor.

Uma toxinfecção alimentar ocorre quando há uma infecção e uma intoxicação ao mesmo tempo, causada por uma bactéria ou por duas ou mais.

Nenhum comentário: